Cidades, Consumo e Design

R$390,00

O curso de Cidades, Consumo e Design, do Pra Quem Faz, tem o objetivo de nos fazer refletir sobre como as relações sociais urbanas contemporâneas se articulam e interseccionam através das práticas de consumo, da circulação de mercadorias e do design. O objetivo principal do curso é dialogar com consagradas perspectivas sociológicas e antropológicas que permitam compreender e estimular o debate sobre as potentes contribuições e interferências do design na sociedade moderna e contemporânea e, também, suas reverberações em campos como produção industrial, arquitetura, ocupação e acesso a cidades, consumo,  entre outras.

 

Você sai do curso com certificado e ainda pode usar as horas cursadas como horas de atividade complementar.

48 em estoque

Descrição

Professor:

Elaine Kabarite Costa é Mestre em Ciências pelo Instituto de Informação Científica e Tecnológica (ICICT/FIOCRUZ), Pós-Graduada em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estácio de Sá e pesquisadora de diversos grupos de pesquisa.

Hugo Costa Gripa é Graduado em Desenho Industrial, Pós-Graduado em Marketing, possui MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva e é Mestre em Antropologia Social. Desde 1999, atua no setor de design e moveleiro. Tem vasto conhecimento em processos industriais e mentoria de empresas. Grande experiência em Gerenciamento de Projetos de Design e Consumo, Docência e Pesquisa para AMOB, Centro Design Rio, Instituto Nacional de Tecnologia – INT, FIRJAN e SENAC. Atualmente, é Professor Visitante na ESPM-Rio, IED Rio, Unigran Capital e IPOG nos temas Design, Design Thinking, Antropologia do Consumo e Pesquisa de Tendências.

Você vai aprender sobre:

  1. Apresentação e questões históricas:
  • Apresentação do curso, dos docentes e dos alunos. Participação nos debates;
  • Campo de Abrangência da Sociologia, Contextualização do que é a Sociologia e o Design;
  • Questões Históricas: Revolução Industrial e Indústria Cultural;
  • Debate.

 

   2. Mercantilização e Pós-modernidade:

  • Unidimensionalidade do Consumo, Estetização do Mundo e Dicotomia Arte/Técnica;
  • Mercantilização da Vida, Consciência de Utilidade e Desvalorização do Material;
  • As Classes Sociais, seus Hábitos e seus Habitus;
  • Debate.

 

    3. Espaço Urbano e Materialidade:

  • Antropologia Urbana;
  • Espaço Urbano, Cultura e Design;
  • Materialidade;
  • Arquitetura e Cidade;
  • Debate.

 

   4. Consumo Moderno e Design:

  • Teoria e Prática do Design;
  • Antropologia do Consumo;
  • Teoria dos Objetos;
  • Design, Cultura e Consumo;
  • Debate.

Informação adicional

Local

EAD – AO VIVO!

Data

04, 11, 18 e 25 de Maio de 2021(terças-feiras)

Hora

17h às 20h

Carga horária

12h – Válidas como atividade complementar. Aceitação conforme regras de cada instituição de ensino.

Requisito

Conexão com internet, microfone, fone de ouvido e webcâmera (opcional, recomendado).