Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Gestão de Negócios, Comunicação, Imagem e Reputação

R$860,00

em até 10x de R$86,00 s/ juros

A sustentabilidade e a responsabilidade social são temas atuais e recorrentes no cenário corporativo. Embora sejam assuntos transversais nas empresas, o profissional com habilidades de comunicação tem assumido o protagonismo na eficiência da gestão dessas temáticas, tendo em vista que a sua eficácia depende de engajamento, divulgação e transparência. 

Por isso, o objetivo deste curso é contribuir para que o aluno desenvolva com êxito ações de planejamento e execução de processos de comunicação e sustentabilidade voltados para estes temas e operem instrumentais que contribuam para uma gestão mais estratégica e eficiente. Além disso, buscamos apresentar a articulação das ações com o posicionamento das empresas, a construção da reputação das mesmas e a tangibilização da sustentabilidade enquanto atributo e valor.

Você sai do curso com certificado e ainda pode usar as horas cursadas como horas de atividade complementar.

50 em estoque

Informação adicional

Local

EAD – AO VIVO!

Data

Sábados, 31 de outubro de 2020
Sábados, 07 e 14 de novembro de 2020

Hora

9h às 13h

Carga horária

12h – Válidas como atividade complementar. Aceitação conforme regras de cada instituição de ensino.

Requisito

conexão com internet, microfone, fone de ouvido e webcâmera (opcional, recomendado).

Professor (a):

Sabrina Petry é Sócia-Fundadora da Lamparina, Jornalista com experiência de 6 anos como Repórter do Jornal Folha de S.Paulo e Mestre em Direitos Humanos pela University of London (Institute of Commonwealth Studies – School of Advanced Studies). Atua na área de Comunicação e Responsabilidade Social há mais de 11 anos, principalmente em comunicação para novos empreendimentos, na elaboração de planos estratégicos de comunicação, políticas e programas de responsabilidade socioambiental, desenvolvimento de relatórios, na gestão estratégica da sustentabilidade seguindo a metodologia GRI e em relacionamento com comunidades.

Isabela Esteves é Sócia-Fundadora da Lamparina, Jornalista, Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC‐Rio, Gerente de Projetos com formação no PMI, com experiência nas áreas de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental. Atua em projetos de comunicação corporativa para a sustentabilidade, gestão, seleção, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais e assessoria de comunicação, além de ser certificada pela GRI para elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Trabalhou como Consultora para as áreas de Comunicação para Licenciamento Ambiental, Relacionamento Comunitário e Programas de Responsabilidade Social Corporativa.

Você vai aprender sobre:

 

Módulo I – Introdução – Sustentabilidade, RS e Comunicação:

  • A cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa;
  • Alinhando o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Mudança cultural para a sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Público interno;
  • Stakeholders externos;
  • Internalização os conceitos da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa;
  • Promoção do diálogo para a sustentabilidade e a responsabilidade social;
  • Construção de novos comportamentos e atitudes;
  • Benefícios associados às ações;
  • Vertentes de atuação do profissional de comunicação.

Módulo II – Estruturação e Planejamento de Comunicação:

  • A cadeia de valor e os princípios ligados à sustentabilidade: informação como elemento-chave;
  • As soluções de comunicação;
  • Princípios de sustentabilidade e os impactos no posicionamento e na reputação;
  • Comunicação integrada na estratégia sustentável;
  • Matriz de stakeholders;
  • Definição de objetivos estratégicos;
  • Elaboração de plano de ação.

Módulo lll – Processos de Comunicação:

  • Comunicação dos valores, estratégias, ações e resultados da gestão sustentável para os stakeholders;
  • Comunicação institucional e a comunicação interna dos valores e estratégias;
  • Comunicação e marketing nas características do produto ou serviço;
  • Consumidor consciente e a percepção dos impactos ambientais e sociais na cadeia produtiva dos mesmos;
  • Riscos de comunicar e de não comunicar;
  • Greenwashing: o que é, como evitar;
  • Desafios para a comunicação diante do paradigma da sustentabilidade;
  • Análise crítica de anúncios publicitários;
  • Cadeia produtiva da comunicação: trabalhando bem o conceito da sustentabilidade em eventos, brindes, campanhas e materiais institucionais – case campanha interna;
  • Relatórios de Sustentabilidade: por que reportar, o que reportar, como reportar e para quem. Benefícios dos relatórios para as empresas;
  • Práticas e tendências em Comunicação da Sustentabilidade;
  • Gestão do processo de comunicação de sustentabilidade: monitorar, engajar, reportar, posicionar e transformar;
  • A importância do valor das partes interessadas na gestão da sustentabilidade empresarial;
  • Estudos de caso serão discutidos em sala de aula sobre a identificação dos principais agentes econômicos, ambientais, aspectos legais, éticos e sociais relevantes para mpresas de alguns setores e países a serem selecionados.